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SIM, É POSSÍVEL FAZER MARKETING PARA ADVOGADOS (marketing para advogados)

Muito se diz sobre a proibição que consta no Código de Ética e Disciplina da OAB, a de que advogados não podem fazer propaganda. Há enorme mistificação ao redor desse tema e a intenção deste breve artigo é lhe mostrar duas coisas: que é possível fazer marketing para advogados e que há formas muito mais eficientes de atração do que a propaganda expressa.

Para iniciar esse assunto que é tido como complexo e até mesmo problemático, vamos recorrer ao próprio Código de Ética e Disciplina que, em seu artigo 28, prevê de forma expressa a possibilidade do advogado, com discrição e moderação, anunciar seus serviços profissionais. Se nos atentarmos ao que diz o código, assunto em que não nos delongaremos, visto que não se trata do cerne do texto, veremos que as vedações à agressividade da propaganda visam, principalmente, evitar a mercantilização da advocacia e o estímulo excessivo ao litígio.

 É claro que existem as vedações expressas, como a publicidade de advogados veiculada publicamente em rádios, outdoors, canais de televisão e etc., mas essas proibições só coadunam com a intenção central que relatamos, a de evitar que se mercantilize advocacia e, ainda, não impedem que seus serviços sejam anunciados.

A grande questão nesse ponto é que os anúncios de advogados devem ter teor mormente informativo. Isso diz muito. Apesar de não poder explicitamente captar seus clientes, é possível criar neles o interesse pelo seu serviço, pela sua marca.

Daqui partiremos para a parte mais importante deste artigo, a de relatar como a suavidade do seu marketing pode lhe tornar bem mais atrativo para os seus potenciais clientes.

Se temos no marketing da advocacia a necessidade de veicular informação, temos também um prato cheio, pois não faltam informações para serem repassadas. Nós baseamos nossos serviços em diversas técnicas, você pode saber mais sobre cada um deles na aba de soluções do nosso site, é que, através de cada uma delas, vamos gerar interesse nos seus potenciais clientes, de diversas formas.

Em se falando de informações, uma forma proveitosa de fazer visível a sua marca é publicar em seus veículos digitais pequenos informativos, textos breves ou mesmo artigos detalhados sobre temas de largo interesse para o público da sua área. Se falamos de um escritório que trata de demandas cíveis, um artigo com linguajar acessível sobre o pagamento de danos morais no caso de vôos atrasados ou cancelados seria de interesse de muitas pessoas. Diversos são os temas que podem ser abordados e diversas são as formas de abordagem, que podem envolver, inclusive, postagens em redes sociais, envio de emails para suas listas de contatos quando de uma nova súmula vinculante dos tribunais superiores e assim por diante.

É claro que esta não é a única forma sóbria e discreta de propagar seus serviços. A geração de interesse e valorização da marca pode vir através da obtenção de certificados internacionais para seu escritório, como o certificado Chambers ou a Análise Editorial. Outra forma de se fazer visto é conceder entrevistas em veículos de comunicação já que, apesar de ser proibida a propaganda expressa, como a que diz “CONTRATE JÁ O ESCRITÓRIO TICIO & MÉVIO ADVOGADOS ASSOCIADOS E FUJA DE SEUS PROBLEMAS”, nada impede o advogado conceder entrevista por ser profissional de enorme renome na área em que atua.

Nós da AGC Brasil possuímos em nossa equipe acadêmicos de direito e advogados formados e com larga experiência, o que lhe trará extensa bagagem adicional para formulação do marketing mais adequado possível, além disso, possuímos parceiros diversos que podem ajudar a veicular seus informativos ou mesmo a lhe conceder espaço para entrevistas.

Para saber mais, entre em contato conosco através da nossa caixa de diálogo ou do e-mail 

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